Quem Somos  

 

      O Programa de Extensão Oficinas de Música contempla diversos Projetos de Extensão que combinam os perfis educacional e artístico: Oficinas de Cordas, Piano, Violão e Guitarra, Flauta Transversal, Teoria, Percepção e Apreciação Musical, Canto e Composição. Tais cursos são oferecidos à comunidade nos turnos vespertino e noturno, lecionados por alunos, egressos e professores dos cursos de graduação (Bacharelado e Licenciatura) e pós-graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. O aluno da extensão poderá frequentar aulas coletivas e/ou individuais de instrumento/canto, sendo ainda  gratuitamente oferecidas aulas de Teoria, Percepção e Apreciação Musical, Aulas de Performance Musical (Interpretação), Música de Câmara (Prática de Conjunto), Palestras, Masterclasses e Recitais, objetivando uma formação profunda, ampla e variada, de modo a explorar o potencial artístico dos alunos.

      O Programa de Extensão Oficinas de Música é mais uma das realizações da EMAC, a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, uma das mais tradicionais instituições de seu gênero no país. Este programa visa oferecer cursos de formação musical de qualidade a toda a comunidade goianiense, com foco no aprendizado teórico e prático da linguagem musical básica. Nossa proposta é fazer da música algo vivo, evidenciando seu poder expressivo e transformador, criando um ambiente musical que permita ao aluno desenvolver um senso crítico em relação à arte, observando aspectos de sua evolução histórica e seu papel na sociedade, além de proporcionar familiaridade com a leitura e com o repertório musical ocidental, permitindo que o aluno desenvolva ainda mais sua técnica, seu potencial artístico, seu conhecimento cultural e sua sensibilidade. Assim, através do Programa Oficinas de Música, os alunos podem aprofundar seu contato com a música apenas por interesse cultural, ou com o intuito de ingressar em um dos cursos de nível superior da EMAC, com vistas ao profissionalismo.

      O Programa de Extensão Oficinas de Música contempla diversos Projetos de Extensão que combinam os perfis educacional e artístico: Oficinas de Cordas, Piano, Violão e Guitarra, Flauta Transversal, Teoria, Percepção e Apreciação Musical, Canto e Composição. Tais cursos são oferecidos à comunidade nos turnos matutino, vespertino e noturno, lecionados por alunos, egressos e professores dos cursos de graduação (Bacharelado e Licenciatura) e pós-graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Em 2021-1 serão mais de 400 vagas, e o aluno da extensão poderá frequentar aulas coletivas e/ou individuais de instrumento/canto, sendo ainda  gratuitamente oferecidas aulas de Teoria, Percepção e Apreciação Musical, Aulas de Performance Musical (Interpretação), Música de Câmara (Prática de Conjunto), Palestras, Masterclasses e Recitais, objetivando uma formação profunda, ampla e variada, de modo a explorar o potencial artístico dos alunos. Os cursos têm duração média de três anos, mas podem atender  alunos da comunidade que queiram prestar vestibular para cursos superiores de Música, realizar concursos públicos ou exames de seleção em orquestras, cursos de pós-graduação  ou simplesmente aperfeiçoar seus conhecimentos e sua performance.

 

      Nas Oficinas de Música, estão integrados ensino e pesquisa, pois as aulas destinadas à comunidade servirão de campo para reflexão e contínua reformulação dos processos pedagógicos e metodologias de ensino musical de alunos e professores dos cursos da EMAC. As atividades artísticas e culturais oferecidas nas Oficinas também incentivarão a produção cultural da comunidade acadêmica e das comunidades circunvizinhas, pois os alunos da comunidade serão constantemente incentivados às mais diversas práticas musicais. Assim, este Programa foi desenvolvido no sentido de promover ações voltadas para a educação do cidadão nas áreas de cultura e artes, favorecendo o processo de integração entre a Universidade e diversos setores da Sociedade.

Estrutura de Ensino e Metodologia

 

As Oficinas possuem métodos modernos e eficientes: as aulas de instrumento são ministradas por  professores com formação específica em cada área. Para que os alunos desenvolvam ainda mais seu potencial artístico, todos os nossos cursos têm por base a Teoria e Percepção Musical, visando o desenvolvimento da leitura à primeira vista, bem como ritmo e audição. Masterclasses , aulas de Música de Câmara e palestras sobre Apreciação Musical podem ser oferecidas em caráter complementar, sem custo adicional, visando proporcionar ao aluno um ambiente musical que permita a construção de um senso crítico em relação à música, sua evolução histórica, seu papel na sociedade, além de familiaridade com a literatura musical. Nas Oficinas de Música, estão integrados ensino e pesquisa, pois as aulas destinadas à comunidade servirão de campo para reflexão e contínua reformulação dos processos pedagógicos e metodologias de ensino musical de alunos e professores dos cursos da EMAC. As atividades artísticas e culturais oferecidas nas Oficinas também incentivarão a produção cultural da comunidade acadêmica e das comunidades circunvizinhas, pois os alunos da comunidade serão constantemente incentivados às mais diversas práticas musicais. Assim, este Programa foi desenvolvido no sentido de promover ações voltadas para a educação do cidadão nas áreas de cultura e artes, favorecendo o processo de integração entre a Universidade e diversos setores da Sociedade.

 

 

Duração do Curso

 

Os cursos têm duração média de três anos (seis semestres). Porém, a duração dos cursos depende do conhecimento musical e da maturidade pessoal e profissional de cada aluno. Assim, o curso pode atender  alunos da comunidade que queiram prestar vestibular para cursos de música, realizar concursos públicos ou exames de seleção em orquestras, cursos de pós-graduação  ou simplesmente aperfeiçoar seus conhecimentos e sua performance. Caso necessite, o aluno receberá uma declaração de participação após a conclusão de cada semestre com a carga horária correspondente, e um certificado após a conclusão dos seis semestres (observados os critérios de presença, aprovação e quitação das mensalidades). 

Objetivos e Justificativa

 

 

O Programa de Extensão Oficinas de Música visa oferecer cursos de formação musical de qualidade a toda a comunidade goianiense, com foco no aprendizado teórico e prático da linguagem musical básica.  Neste projeto, Professores, Alunos e Egressos dos cursos de Mestrado, Bacharelado e Licenciatura em Música da Escola de Música e Artes Cênicas ministram aulas individuais e coletivas de Canto, Instrumentos Musicais e Composição à comunidade interna e externa à UFG. A proposta deste projeto é fazer da música algo vivo, evidenciando seu poder expressivo e transformador, criando um ambiente musical que permita ao aluno desenvolver um senso crítico em relação à arte, observando aspectos de sua evolução histórica e seu papel na sociedade, além de proporcionar familiaridade com a leitura e com o repertório musical ocidental, permitindo que o aluno desenvolva ainda mais sua técnica, seu potencial artístico, seu conhecimento cultural e sua sensibilidade. Assim, através do Programa Oficinas de Música, os alunos podem aprofundar seu contato com a música apenas por interesse cultural, ou pelo interesse em ingressar em um dos cursos de nível superior da EMAC, com vistas ao profissionalismo. Outro fator relevante que justifica este Programa é o estabelecimento de uma conexão direta entre Professores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música com o público externo à UFG, através da realização de Palestras, Masterclasses, Workshops e Recitais nas Oficinas de Música, promovendo uma intensa aproximação com a comunidade, criando um ambiente musical profícuo e estimulando o interesse do público externo pelo estudo da Música e ampliação dos saberes artísticos, auxiliando na formação cultural da comunidade goianiense. Este Programa de extensão também se justifica por ampliar as possibilidades de campo de trabalho dos Alunos e Egressos dos cursos da EMAC/UFG, promovendo ainda a Educação Continuada dos egressos por meio de sua atuação artística e pedagógica nas Oficinas de Música.

EMAC/UFG
Sobre a EMAC

 

A Universidade Federal de Goiás foi criada em 1960 com a reunião de cinco escolas superiores já existentes em Goiás, dentre elas o Conservatório de Música. 

Os Cursos Superiores de Música da UFG, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação em 1969, são os mais conceituados do Centro-Oeste.

 

Em 1968 o antigo Conservatório de Música e a Faculdade de Artes Visuais fundiram-se para formar o Instituto de Artes da UFG. 

A Universidade Federal de Goiás ao operacionalizar, em 1996, significativa Reforma administrativa, ampliando suas estruturas de ensino e pesquisa, desdobrou o Instituto de Artes em duas unidades distintas: Escola de Música e Faculdade de Artes Visuais.       

 

A Escola de Música da UFG, uma das mais tradicionais instituições de seu gênero no país, responsável pela formação de profissionais 

atuantes tanto no cenário musical nacional como no internacional, implantou, a partir de 2000,  habilitações destinadas a formar o Intérprete Teatral e o Professor de Artes Cênicas, passando então a denominar-se Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Vídeo com informações sobre os Cursos de Graduação em Música da UFG:
Informações sobre o Vestibular de Música da UFG:

Entre em Contato!

Av. Universitária (Antiga Rua 10), nº 1166, Setor Universitário - Goiânia, GO

74643-010

oficinasdemusica.emacufg@gmail.com

Facebook: oficinasdemusica.emacufg

Obrigado por enviar!